quinta-feira, maio 27, 2010

4) Fechar o Monstro na Jaula

Antes de mais quero muito agradecer todas as vossas visitas, acreditem que são muito importantes para mim, e pedir desculpa por nestes últimos 2 dias ter estado um pouco ausente e não ter tido muito tempo para actualizar o meu blog e visitar os vossos. Isto acontece porque de momento estou com uns projectos pessoais em curso e realmente o tempo anda muito apertado. Quando tiver mais desenvolvimentos juro que vos conto..Embora esteja atarefada a minha R.A. continua a 100% e a minha confiança cada vez melhor. Já  saí finalmente da casa dos 76kg! Que alegria. Hoje pesei-me e deu 75,7kg o que mostra que com esforço e dedicação tudo é possível. Já lá vão 3 semanas sem compulsões e desesperos e acho que de momento não posso pedir mais nada..Apenas que continue assim..

Então cá vai o passo 4 que faz parte do plano de 10-passos para uma vida saudável. Espero que gostem:

Quando os profissionais de emagrecimento discutem a alimentação emocional, você ouve falar sobre controlo de estímulos, técnicas de controlo de stress e atribuição de significados. Isto na realidade é bom, mas não captura bem a experiência de ser apanhado num episódio de alimentação emocional. Uma experiência que é muitas vezes descrita como: "O acordar do monstro adormecido" que temos dentro de nós.  

Você até está a ir muito bem, quando de repente algo acontece e desperta uma data de sentimentos, e do nada o Monstro acorda e como tudo o que consegue agarrar. Ou talvez não seja assim tão dramático - pode apenas estar aborrecido, ou começa a sentir-se ansioso porque não se passa nada para se distrair da sensação de desgraça iminente que parece estar sempre a querer vir à superfície. Mesmo aquela pequena ansiedade pode ser suficiente para acordar o Monstro e deixa-lo alerta para comer.  Ou até pode ser tão simples como chegar a casa do trabalho ou da escola ou encontrar-se sozinho depois de um dia difícil. Qualquer que seja o gatilho, o Monstro não vai dormir novamente sem se alimentar primeiro.

Quando o monstro está solto: Po-lo de novo na jaula!

As más noticias é que a força de vontade tem pouco efeito no controlo da alimentação emocional. De uma perspectiva emocional, a mudança para a alimentação emocional normalmente um evento "dependente do estado", que é uma maneira bonita de dizer que envolve mudar para para um estado sem consciência com os seus próprios padrões de pensamentos e emoções. Ou seja, por algum tempo, você deixa literalmente de estar em si, e os truques normais utilizados para controlos de comportamento e pensamento podem não resultar.

As boas notícias é que que o seu Monstro pode ser enganado e podem po-lo de novo de onde veio sem muito esforço, se souber como o fazer. Aqui ficam alguns truques de como o fazer:

1) Jogue o jogo da Paralisação. O seu Monstro tem muito pouco alcance de atenção, e se você conseguir paralisa-lo por uns momentos no seu caminho para a cozinha, normalmente ele esquece-se porque é que acordou, e pode voltar a dormir. Então, em vez de tentar lutar contra ele e dizer-lhe que ele não pode ter o que quer, apenas diga-lhe para esperar uns 5 ou 10 minutos para você conseguir acabar alguma coisa que estava a fazer. Se necessário, você pode precisar de fazer este truque 2-3 vezes ou seja 15-20 minutos para que o seu Monstro se esqueça da comida e volte a dormir.

2) Jogue o jogo da Distracção/Substituição. Se o seu monstro não cair no jogo da Paralisação, você pode ainda usar as suas capacidades mentais superiores para mantê-lo calmo. A chave aqui é lembrar-se que o seu monstro realmente quer não é comida, mas sim conforto emocional. Se você conseguir encontrar maneiras de se confortar que não envolva comida, a necessidade de comer vai desaparecer muito rapidamente. Encontre alguma coisa que seja simples e fácil de fazer. Ouça música de inspiração, tome um banho quente ou vá fazer um belo passeio, telefone ou fale com um amigo, ou leia algo que a deixe confiante. Pense no Monstro como uma criança pequena que apenas acordou com um pesadelo, e você é o pai à procura de uma maneira de ajudar a sua criança a acalmar-se e a perceber não passou de um sonho mau;

3) Jogue o jogo do Monstro Bom/Monstro Mau. Mesmo que o monstro possa parecer poderoso e esmagador, ele tem tanto medo de si como você tem dele. Ele sabe que você pode e, um dia, provavelmente você vai leva-lo numa caminhada, e será o fim do jogo para ele. Para adiar este dia triste o mais que puder, o Monstro está sempre disposto a negociar consigo se você conseguir reunir coragem suficiente para ficar de olho nele e exigir algum tipo de compromisso com o qual você consiga viver. Se você mantiver a sua cozinha "recheada" de lanches saudáveis que não irão assassinar a sua dieta e aprovados por si e se deixar o Monstro por-lhes as mãos em cima, assim podem viver juntos e relativamente felizes - até ao dia em que você decidir finalmente atirar o monstro fora ou mudar as fechaduras.

Uma vez que tenha a situação sob controlo, você pode começar a trabalhar em formas de prevenir este problema de sequer acontecer, ao aprender como lidar com o stress e forte sentimentos sem se refugiar na comida.




Eu tenho o meu monstro solto desde os meus 14 anos e só agora aos 19 é que consegui chegar ao compromisso com ele. Sei que ainda não me livrei dele, mas um dia vou conseguir! Até lá vou deixa-lo bem debaixo de olho..E vocês?! Alguns truques para enganar o monstro? Como convivem com os vossos? Fico à espera das vossas respostas.. 

Artigos Relacionados

2 comentários:

Erase Pounds disse...

Eh pá o meu mosntro, além de comilão, é gordo como eu, e vou pô-lo a fazer dieta ehehehehehe. Eu tenho muita fome emocional, de facto quando estou sozinha, a comida é uma companhia e todo o esforço e força de vontade se dissipam perante a fome emocional. Há que ir levando, com calma, com os conselhos aqui descritos e especialmente com paciência, que ele há-de render-se um dia. Beijinhos

27 de maio de 2010 às 06:56
brun@ disse...

Oi Mii!!!

Eita monstrinho danado esse!!! O meu monstro dp de muito tempo resolveu dar as caras ontem!!! Até agora não tive coragem de colocá-lo na Jaula!!! Mas vamos à luta...
Parabéns pela determinação. Logo chegará na casa que deseja morar!!
bjks.

28 de maio de 2010 às 09:05

Enviar um comentário