Alimentação

Nesta página inclui todas as dicas e artigos que considero interessantes da área da alimentação saudável. Não deixem de ler...

________________________________________________________________


Perfil do Comedor Emocional


O problema principal que você enfrenta é comer quando não está com fome ou comer para satisfazer algo mais que a fome. “Comida para o humor” pode causar um grande desequilíbrio na sua dieta. Demasiada da sua alimentação é feita por aborrecimento, stress, ou estado de espírito – você pode até encontra-se na cozinha a abrir um pacote de bolachas e não saber porquê! A alimentação emocional pode ser causada por variadas razões. É provável que tenha mais peso para perder que a maioria das pessoas e que tenha lutado com o peso toda a sua vida.

A tendência para esta personalidade de comedor é a dieta yo-yo e andar pelos extremos de “tudo-ou-nada” (ex., Já que pequei nesta refeição porque não comer a sobremesa?!). Umas pequenas colheres tornam-se em muito pratos…especialmente na altura das festividades. 

Fazer dieta sozinho não é a melhor opção para o Comedor Emocional. Os comedores emocionais podem tornar-se fixados no que é bom e mau e ficarem obcecados sobre comer. Este perfil precisa de se tornar mais consciente de quando e o que comem e envolverem-se com o apoio que precisam para mudar. Você tem que desenvolver novas técnicas para lidar com o aborrecimento, stress e/ou tristeza. Precisa de uma conexão consciente com a fome.

Confiança pode ser o ingrediente em falta e começar aos poucos é a chave. Considere em começar com pequenos objectivos durante um determinado período de tempo (aprox. 2 semanas) e concentre-se em alcançar regularmente um objectivo durante esse período. Um exemplo seria beber 1,5L de água por dia. Este sucesso dar-lhe-á os novos hábitos e confiança para tentar outro objectivo.  Comedores emocionais sentem-se melhores com amigos ao seu lado para ajudá-lo a manter um grau de segurança. Para si, perder peso é mais complicado do que simplesmente contar calorias e irá precisar de alguma investigação para chegar à raiz dos seus hábitos alimentares.

    Dicas:

  - Envolva-se com forças positivas, como imagens e lembretes dos objectivos.
  - Controle os seus padrões alimentares, incluindo quando e porque é que  vai comer.
  - Não queira mudar tudo de uma vez. Pequenos objectivos levam a grandes conquistas.


 ________________________________________________________________