quinta-feira, maio 13, 2010

12 Verdades sobre os Alimentos


 Mito 1: Alimentos congelados têm menos nutrientes que os alimentos frescos.
Verdade: Os vegetais congelados no momento da sua colheita, incluindo aqueles encontrados em muitas refeições congeladas, podem na verdade ter mais nutrientes que alguns vegetais frescos. No momento em que uma fruta ou um  vegetal são colhidos, eles começam a perder nutrientes. Como os alimentos viajam longas distâncias até á sua mesa, na actual economia global os alimentos "frescos" no seu supermercado podem ter alguns dias ou até semanas. A maioria dos vegetais congelados usam a congelação "flash" que é uma congelação imediata após eles serem colhidos e assim eles retém a maioria dos seus nutrientes. 

Mito 2: Você tem que abdicar de todas as suas comidas favoritas se quiser perder peso. 
Verdade: Esta prática comum pode até sabotar aqueles que têm grandes níveis de força de vontade. É simplesmente irrealista pensar que você consegue cortar todas as comidas que você adora sem nunca se revoltar. Ao categorizar alimentos como bons ou maus, você está apenas a configurar-se para querer o que não pode ter. Os "Alimentos bons" sabem a castigo e os "alimentos maus" são mais atraentes. Em vez de desistir de certos alimentos e forçar-se a comer aqueles que não gosta, não ponha qualquer alimento fora dos seus limites. Com moderação e controlo de porções, você pode ainda comer os seus favoritos sem se desviar dos seus objectivos. Ao permitir-se pequenos prazeres, você estará a comer o que gosta, está a diminuir gradualmente a intensidade a ânsia pela comida e vai evitar compulsões e comer em demasia que podem prejudicar o seu esforço para perder peso.

Mito 3: Todos os alimentos embalados e processados são maus para si.
Verdade: É verdade que a maioria dos alimentos empacotados são altamente processados, altos em calorias, sódio e açúcares adicionados, e baixos em nutrientes. Só porque um alimento vêm num pacote não significa que ele é altamente processado ou mau para si. Arroz Integral, pão integral, leite, iogurte baixo em gordura, vegetais congelados, fruta pré-cortada - todos estes alimentos saudáveis vêm em embalagens. Não risque todos os alimentos embalados. Olhe para os ingredientes primeiro para conseguir julgar a qualidade do alimento e dos seus ingredientes. Escolha alimentos com porção controlada que são feitos com os mais completos ingredientes e são baixos em sódio e açúcares adicionados.

Mito 4: Se você não comer alimentos saudáveis suficientes, tomar suplementos irá resolver o assunto.
Verdade: Um dieta pobre suplementada em vitaminas é ainda uma dieta pobre. A comida continua a ser a sua melhor fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos que são essenciais para uma boa saúde, e ainda não houve alguma evidência até à data que provasse que as pessoas que tomam suplementos são mais saudáveis que as que não tomam. Gaste algum tempo e dinheiro em deliciosas, saborosas refeições e lanches para ir de encontro às sua necessidades nutricionais em vez de tomar suplementos. Lembre-se que um suplemento é apenas isso - uma pequena adição extra que se deve acrescentar a sábias escolhas alimentares como frutas, vegetais, produtos integrais, proteínas magras e produtos ricos em cálcio.

Mito 5: Certos alimentos são "bons" para si enquanto outros são "maus".
Verdade: Não há "bons" nem "maus" alimentos. Um corpo saudável e activo consegue utilizar uma certa quantidade de todos os nutrientes, incluindo açúcares refinados e gorduras saturadas. É simplesmente uma questão de quantidades razoáveis. Comer com moderação significa encontrar o seu próprio equilíbrio de prazer, saúde e nutrição enquanto controla o seu peso. Saborear uma porção de batatas fritas durante a sua série favorita não irá deteriorar a sua saúde, mas comer demasiadas batatas fritas ou outros pode levar a problemas. Comer demasiado, mesmo quando são alimentos saudáveis como frutas ou vegetais, pode prejudicar a sua saúde e o seu controlo de peso. Como muitas coisas na vida, a moderação é o essencial.   

Mito 6: A Batata branca é um hidrato de carbono simples que deve ser evitado.
Verdade: O mito do "baixo em hidratos de carbono" dos anos 90 ainda dura, e muitas pessoas ainda acreditam que as batatas brancas devem ser evitadas a todo o custo. As batatas brancas são um alimento completo muito saudável. Só porque são brancas não significa que sejam más. Ao contrário de alimentos refinados como o arroz branco e o pão branco, as batatas têm muitos nutrientes, integrais, ricas em fibra e sem algum processamento. A batata pode ser uma grande fonte de energia e nutrientes, incluindo as vitaminas C, B-6, e fibra (4 gramas quando a come com casca). A chave é comer a porção certa e pensar bem no método de a cozinhar.

Mito 7: Alimentos com 0% de gordura e baixos em calorias são as melhores opções para a perda de peso.
Verdade: Nos dias de hoje, todos os alimentos com gordura, desde bolachas a gelados, têm um duplo com 0% de gordura. O nosso primeiro instinto é simplesmente comer estes alimentos baixos em calorias e sem gorduras para controlar o peso; contudo, esta táctica pode na verdade acabar com todas a suas boas intenções. Porquê? Porque a maioria destes alimentos que você pode comprar são coisas que você não deveria estar a comer: comidas com "calorias-vazias" e doces, bolachas e crackers altamente processados. Estes alimentos estão disponíveis há mais de 1 década, mas as pessoas não estão a ficar mais magras ao comê-los. Lembre-se,  a gordura não é o único culpado pelo excesso de peso; o excesso de calorias é o problema, e 0% de gordura não significa 0% de calorias. Todos os alimentos sem gordura do mundo não irão ajuda-lo a perder peso se você continuar a não fazer boas escolhas alimentares e a comer demasiadas calorias.

Mito 8: Não interessa o que você come desde que não coma demasiadas calorias.
Verdade: As calorias são importantes para o controlo do peso, mas você também se deve focar na qualidade dos alimentos de onde vêm essas calorias. Há uma enorme diferença entre comer 400kcal de chocolate ao almoço e desfrutar de uma salada cheia de folhas verdes com  feijão, tomate e cenouras de 400kcal. Primeiro, a salada irá enchê-lo durante mais tempo e irá ajuda-lo a alcançar o seu valor diário recomendado de proteínas, vitaminas e minerais. O chocolate, por outro lado, irá deixa-lo com fome (desnutrido) pelo mesmo número de calorias. Se você come demasiados alimentos altos em calorias, baixos em nutrientes, irá ter mais tendência para ter compulsões e menos probabilidades de conseguir alcançar os seus valores nutricionais diários. Isto aumenta o risco de doenças relacionadas com a alimentação, como diabetes, colesterol elevado e osteoporose. 


Mito 9: As bananas têm tanto açúcar que engordam.
Verdade: Uma banana média (120g s/casca) fornece 0 gramas de gordura, 3 gramas de fibra, 105 calorias, e 27 gramas de hidratos de carbono - é mais barata e com mais nutrientes que os pacotes de snacks de 100kcal. A banana é um óptimo lanche, mesmo para pessoas com diabetes que têm que seguir dietas com os hidratos de carbono controlados. O porquê de as bananas ganharem esta má fama comparadamente com outras frutas ainda é um mistério. Elas realmente têm um pouco mais de gramas de hidratos de carbono que as maçãs ou laranjas, mas isso não significa que não as devemos comer!

Mito 10: Não interessa a velocidade com que come desde que não coma demais.
Verdade: Há realmente um beneficio em abrandar e apreciar a comida. Concentra-se em cada dentada pode ajuda-lo a praticar uma alimentação atenta, que já se provou que resulta numa menor ingestão de calorias. Abrandar entre as garfadas permite-lhe reconhecer os seus sentimentos de fome e saciedade para que tenha a oportunidade de perceber quando é que já chega - aí você para antes de limpar o prato. Comer de forma relaxada também significa mastigar melhor a comida, o que resulta numa melhor digestão. Isto pode requerer alguma prática uma vez que a vida diária nem sempre nos permite.




Mito 11: Quando vai a um restaurante, a melhor escolha para emagrecer é a salada.
Verdade: As saladas podem ser o topo de gama do emagrecimento, dependendo dos seus ingredientes. Embora uma taça grande de verduras podem estar cheias de antioxidantes e fibra, também pode estar carregada de gordura, colesterol e sódio - para não mencionar as calorias em abundância. Algumas saladas em restaurantes podem conter mais calorias que um cheesebuerguer! Isto significa que pedir uma salada não é garantia que você está a comer uma refeição saudável. Veja bem os ingredientes antes de pedir e faça algumas alterações na salada se for preciso.

Mito 12: Alguns alimentos têm calorias negativas.
Verdade: A ideia de que existem alimentos com calorias negativas - alimentos tão baixos em calorias que a sua simples digestão queima mais calorias do que contém - é nada mais do que um sonho muito bom. Alguns alimentos baixos em calorias, ricos em água como o aipo e o pepino são muitas vez pensados como alimentos com calorias negativas. Contudo, digerir e absorver tudo o que você come diariamente usa apenas 10%  do seu total de ingestão de calorias diário (cerca de 180kcal para alguém que ingere 1800kcal por dia). É óptimo incluir alimentos baixos em calorias, ricos em água e altos em fibra na sua alimentação; estes alimentos fornecem nutrientes e saciam mas devem entrar sempre nos seus cálculos. Nenhum alimento é "livre". Comer demasiado de qualquer alimento pode levar a aumento de peso ou prejudicar o emagrecimento.

Quanto a mim, não podia estar melhor. A R.A. continua muito em cima e faz hoje 1 semana completa sem qualquer compulsão. Peso hoje 77,4kg o que me deixa realmente muito espantada mas também muito feliz. Se eu soubesse que perdia peso assim com tanta facilidade de fizesse tudo direitinho já me tinha posto no lugar há mais tempo..


Artigos Relacionados

2 comentários:

Erase Pounds disse...

É assim mesmo, a controlar essa compulsão. Quando vemos resultados até nos motivamos mais. Parabéns pelo teu peso, sempre a descer, tu vais conseguir! Estas infos foram mto úteis, já li tudo com atenção. Beijinhos

13 de maio de 2010 às 04:46
brun@ disse...

Oi Mii!!
Amei seu cantinho. Te achei no desafio da Lu!!
Nossa, muito bom teus resultados, heim???
Um bjão e, se puder, visita meu cantinho, vou adorar te receber por lá. Juntas conseguiremos exterminar esses quilos que não nos pertence, risos!!
Um bjão

14 de maio de 2010 às 12:17

Enviar um comentário