terça-feira, maio 18, 2010

10 Passos Para Uma Vida Saudável

Fale com alguém que tenha lutado para alcançar um estilo de vida saudável. Essa pessoa dir-lhe-á que não é uma coisa fácil de fazer, principalmente porque há uma enorme diferença entre saber o que fazer e na verdade fazê-lo. Não existe nenhum comprimido mágico, nenhuma técnica secreta ou método que consigam resolver este problema por você. Irá precisar de tempo, trabalho árduo e persistência para chegar onde quer chegar. Mas há várias coisas que você pode fazer (e pensar) que podem fazer todo esse trabalho necessário um pouco mais simples e aumentar muito as suas probabilidades de sucesso.

Durante 10 dias, vou postar um plano de 10-passos que é feito de maneira a dar-nos as ferramentas que precisamos para perceber, trabalhar e ultrapassar os mais comuns problemas emocionais e de atitude que as pessoas enfrentam quando decidem mudar de estilo de vida.

Os primeiros 5 passos descrevem ferramentas que podemos usar para ultrapassar os 5 mais comuns problemas que as pessoas encontram:
.....................................
1. Capacidade de resolver problemas inadequada;
2. Expectativas Irrealistas;
3. Culpa "Tóxica" e Discurso Negativo;
4. Alimentação Emocional;
5. Falta de motivação;
.....................................
Os restantes 5 passos irão ajudar-nos a fazer a mudança de "dieta" para "estilo de vida" - quer precisemos de perder peso ou não. As dietas não funcionam. Mesmo que consigamos sobreviver à desagradável privação o tempo suficiente para alcançarmos o peso objectivo, a probabilidade de ganhar o peso quando se acaba a "dieta" é mais de 90%. Ao fazer a mudança de dieta para estilo de vida, conseguiremos perder os hábitos que nos tornaram obesos e infelizes de uma vez por todas. Seremos capazes de desenvolver capacidades que não só irão fazer esta mudança menos setressante e mais agradável, como também para manter o peso fora e ajudar na conquista de outros objectivos de vida.

Aqui ficam as diferenças básicas entre dieta e estilo de vida:


1)DietaO objectivo é limitado:  Quando se alcança o peso desejado acaba-se a dieta.   
1) Estilo de Vida: O Objectivo não tem fim:O controlo do peso torna-se parte do seu dia a dia, com estratégias que variam com as circunstâncias, prioridades e necessidades.     


2)DietaUma dieta é uma mudança superficial: Ela envolve simplesmente mudanças em comportamentos que você já fazia. Come menos calorias e gasta mais calorias com o exercicio. As comidas tornam-se "boas" e "más" de acordo com as suas calorias.   
2) Estilo de Vida: As mudanças de estilo de vida ocorrem em várias níveis: Para além de mudanças saudáveis na sua relação com a comida e exercício, você irá mudar as suas atitudes básicas, crenças, pensamentos e sentimentos que o tornaram obeso/excesso de peso e infeliz para começar.    


3)DietaO progresso e o sucesso medem-se pela balança: Qualquer coisa que resulte em perda de peso é aceitável, mesmo que isso possa trazer potenciais problemas para a saúde. Não conseguir perder peso tão rápido quanto desejava é muito aborrecido e o processo parece uma constante batalha. O stress é  constante. 
3) Estilo de Vida: O progresso e o sucesso medem-se em termos de satisfação e qualidade de vida: A perda de peso e manutenção continuam a ser importantes mas são postas em perspectiva como um caminho que segue em direcção de objectivos mais importantes. Os altos e baixos tornam-se muito menos stressantes.


4)DietaOs resultados não duram: Mesmo que consiga manter a desagradável dieta o tempo suficiente para alcançar o seu objectivo, a probabilidade de o manter fora para sempre é menos de 10%.
4) Estilo de Vida: Os resultados são duradouros: A sua mudança de estilo de vida é um processo duradouro e sem fim com objectivos que continuam a expandir-se e a crescer. Não há razão para voltar aos antigos hábitos.
                                          

...........................................................................................................................    ..............Com cada um dos dez passos deste plano, iremos encontrar dois tipos de informação. Primeiro, veremos algo como um "tratamento de emergência". Este é feito para lidar com sintomas e ajudar a recuperar o funcionamento "normal" o mais depressa possível. Por último, terá também uma informação acerca medicina preventiva. É feito para nos ajudar a melhorar a nossa saúde e bem estar para que estejamos menos vulneráveis à doença ou lesões.

.....................................
Vou começar a postar o plano a partir de amanhã, por isso não percam!
.....................................

.....................................
Quanto a mim, continuo firme nesta luta. Sem compulsões há 12 dias e a cumpri tudo à risca. Sinceramente, há um tempo atrás nunca imaginei que iria conseguir chegar a este ponto de compromisso. Acho que estava perdida..Mas agora encontrei-me de novo..


Artigos Relacionados

4 comentários:

Tânia disse...

Mais um excelente post da Mii :) Adoro ler-te, a sério! E fico ainda mais contente por estares 12 dias sem compulsão, quem me dera! Mas tb vou conseguir! Aguardo os posts :)

***

18 de maio de 2010 às 06:31
Erase Pounds disse...

Muito bom post! Estou a ver que te tens dominado a tua mente. Daqui a uns tempos estás em forma física e psicologicamente. beijinhos

18 de maio de 2010 às 09:26
Lau! :) disse...

Verdade, né? Não tem fim o estilo de vida, pq quando a gente alcança nossos objetivos, temos que seguir pra manter tudo.
Vou voltar pra ler o plano!
Beijo ;)

18 de maio de 2010 às 15:17
Mili disse...

O importante é sempre buscar a si próprio! Boa sorte nessa nova fase!
Adorei o post!
Segue firme e com certeza obterá resultados positivos!
Beijooo

18 de maio de 2010 às 16:42

Enviar um comentário