sexta-feira, abril 30, 2010

Dia 2 & Balanço da 1ª Semana de Objectivos

Hoje é o dia 2 do meu percurso para um uma vida saudável e sem compulsões. O dia de ontem foi óptimo e fiquei realmente feliz por ver que se eu realmente quiser posso ter uma alimentação normal e controlada e sem entrar em paranóias. 

Para além disto, hoje faz 1 semana que comecei com o meu plano de objectivos diários e semanais e por isso está na altura de fazer um balanço do que se tem passado até aqui.

Nesta primeira semana, o meu objectivo semanal foi: Tomar todos os dias um pequeno-almoço perfeito, ou seja, saudável e dentro dos valores calóricos aconselhados. Um pequeno almoço saudável deve conter: 1 Dose de farináceos ou cereais (ex. cereais, pão, tostas, aveia...); 1 Lacticínio ou fonte de cálcio (leite, iogurte, queijo fresco, requeijão..); 1 Dose de Fruta; 1 Dose Opcional (ex. creme vegetal, frutos secos, doce light); E eu estabeleci que os meus valores calóricos deveriam ser entre 270-370kcal (são os valores aconselhados numa dieta de 1200kcal)...E fico muito feliz por constatar que cumpri esta tarefa a 100%. Consegui constituir pequenos-almoços diferentes todos os dias, que continham alimentos saudáveis de todos os grupos acima referidos. No meu diário alimentar eu não contabilizo as calorias, apenas os alimentos e as suas quantidades. Decidi que só iria somar as calorias no final da semana. Por isso o que comi foi o que eu achei que seriam as porções ideais. E fiquei espantada quando hoje estava a fazer as contas e vi que consegui comer sempre dentro dos valores ideais. O meu mínimo foram 274kcal e o máximo foram 351kcal. Isto significa que já não tenho desculpas para não tomar um pequeno-almoço, super delicioso, super saudável e pouco calórico todos os dias. Não nos podemos esquecer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante de todas e foi por isso que fiz questão de começar por ela. Está demonstrado que quem salta o pequeno-almoço tem mais tendência para comer mais ao longo do dia. 






Agora que o pequeno-almoço já é uma refeição que eu consigo dominar, o objectivo desta semana é: controlar para além do pequeno-almoço também o almoço. Nesta semana, começando hoje, tenho que fazer estas 2 refeições perfeitas! Boa sorte para mim..

Bem, falando agora dos objectivos diários..Estou a fazer uma lista de 31 objectivos que devem fazer parte de um dieta saudável e estou a introduzir 1 por dia. Esta semana os objectivos foram:

- Fazer um Diário Alimentar: 100% (7/7 dias);
- Tomar o Pequeno-Almoço: 100% (7/7 dias);
- Desfrutar de 2-4 porções de fruta por dia: 83% (5/6 dias);
- Beber 1,5 a 2L de água por dia: 100% (4/4 dias);
- Evitar as gorduras trans: 100% (3/3 dias);
- Abrandar às refeições: 50% (1/2 dias);
- Comer 4-6 porções de legumes por dia: 100% (1/1 dias);

Num balanço geral acho que esta semana, mesmo com alguma compulsões pelo meio, foi muito boa. Consegui cumprir quase a 100% todos os objectivos propostos e acho que estou cada vez mais perto de ter a vida saudável que eu tanto desejo há anos. 

Em relação ao exercício físico, também tem sido muito bom..Não tracei nenhum objectivo visto que estava lesionada, mas acabei por começar a fazer caminhada e tenho gostado muito:

24/04 - 45mnts / 165kcal
25/04 - 52mnts / 235kcal
26/04 - 55mnts / 266kcal
27/04 - 55mnts / 282kcal
28/04 - 62mnts / 323kcal
29/04 - Descanso
30/04 - 61mnts / 333kcal

Já só faltam 5 dias para o nutricionista e continuo ansiosa e a imaginar como será..Aí será a minha primeira pesagem desde há algum tempo..Será que vou estar abaixo dos 80,0kg?! Espero que sim *.*




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3 comentários:

Sónia disse...

boa tarde,
acho uma excelente iniciativa e gostava de aproveitar para divulgar uma loja de solidariedade social que aceita os artigos que lhe derem e distribui por quem precisa: é a loja rosa branca em lisboa . calçada da ajuda, 202 telm 934401955...às vezes queremos dar as coisas e nao sabemos a quem e acabam no lixo coisas e roupas boas que muita gente precisa....
http://www.facebook.com/profile.php?id=1652473512&ref=profile#!/profile.php?id=100000949370264&ref=ts "A loja rosa branca aceita artigos de quem queira dar. Os bibelots que tem na prateleira e já não gosta, a roupa ainda em bom estado que já não quer, livros, livros escolares, cds e dvds, sapatos em bom estado, cobertores, etc.Aceitamos a vossa visita à loja e podemos deslocar-nos para ir levantar os vossos artigos. Estes são dados a quem precisa e/ou vendidos a muito baixo preço promovendo o intercambio de artigos e ajudando o centro rosa branca...dê, vai ver que não lhe custa nada! ;) Um bem haja!Além dos artigos dados pelos clientes e amigos, a loja ajuda também pessoas em dificuldades financeiras (perda de emprego, etc) aceitando colocar os seus artigos novos ou em 2ª mão, à venda. Pode levar para a loja rosa branca artigos e pô-los à venda na loja à consignação"...para quem tem roupa de qdo era mais gordo, magro, etc parece um excelente sitio para troca de roupa :) Um grande beijinho

2 de maio de 2010 às 08:00
Lau! disse...

Oie!
Obrigada pelo comentário!
Gostei muito do teu blog também, vou te seguir!
Quase tudo 100%, então na pesagem terá ótimos resultados!!
Beijo =)

3 de maio de 2010 às 20:43
Silvia Nunes disse...

Oii... estamos juntas no desafio da Lu... e agora estou te seguindo tb..
Ficarei feliz se vc visitar tb mu blog..
www.euqueropossoeconsigo.blogspot.com
Forças sempre viu
Bjus

12 de maio de 2010 às 20:19

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