segunda-feira, abril 26, 2010

Já consigo sentir

Não posso deixar de dedicar este post a um novo sentimento que pouco a pouco vou ganhando outra vez. Desde há muito tempo que não sabia o que era tê-lo, mas agora que está a regressar, nunca mais o quero perder. Eu estou a falar de auto-controlo. Conseguir controlar-me tem sido algo difícil ao longo destes últimos 2-3 anos. Não conseguia controlar as minhas emoções, não conseguia controlar os meus problemas o que levou a que eu não conseguisse controlar a minha alimentação e o meu peso. Tenho vivido uns anos de descontrolo do qual sinceramente estou farta. Estou farta de estar muito bem e no minuto a seguir o mundo estar a acabar, estou farta de criar problemas na minha vida, estou farta de estar a fazer uma alimentação saudável e de um momento para o outro estar a atacar a dispensa, estou farta de não conseguir manter um peso saudável...



Nestes últimos dias, sinto que finalmente descobri do que se trata um R.A. e consigo sentir-me a controlar a minha alimentação novamente o que irá fazer com que consiga controlar outras áreas da minha vida. Ao estar a introduzir pequenos objectivos diários estou a conseguir aprender o que realmente é um estilo de vida saudável. Antigamente para mim uma vida saudável seria comer pouco, fazer muito exercício e beber muita água..E ficava-me por aí..Na realidade não aprendia grande coisa...

Com este método sinto-me muito melhor, não me sinto privada e inconscientemente acabo por fazer escolhas saudáveis. Esta semana o meu objectivo foi controlar a 100% o pequeno-almoço enquanto que nas restantes refeições poderia comer o que quisesse mas com algum cuidado como é óbvio. Seria de esperar que fizesse um pequeno-almoço saudável e nas outras fizesse a desforra e comesse tudo o que me apetecesse..Mas nem por sombras..Até tem acontecido o contrário..Tenho finalmente conseguido controlar os meus lanches que antes eram uma desgraça, o almoço também está quase perfeito e só resta o jantar que precisa de um arranjozinho mas nada de especial. Estou bastante contente comigo *.* A partir de 30 de Abril tenho que passar a fazer a 100% para além do pequeno-almoço também o almoço. E assim, bago a bago, vou construir a minha dieta saudável..Tenho conseguido inserir o exercício físico mesmo com as dores e só tenho a dizer que me tem feito muito bem. Os objectivos diários também têm sido óptimos para a minha motivação. Sinto que afinal há várias áreas numa vida saudável que se podem ajustar e que nem de perto nem de longe eu o estava a fazer antigamente...Espero sinceramente estar a conseguir mudar-me..Assim pelo menos terei um bocadinho do trabalho facilitado quando for ao nutricionista..

Tirando isto tudo, o meu principal objectivo continua a ser evitar a compulsão alimentar a todo custo. Tenho trabalhado muito nesta área, mas sei que isto é muito imprevisível. O principal é perceber que o prazer que eu tiro da comida com a compulsão é apenas momentâneo e que depois acabo sempre por me sentir como lixo.. Quero fazer as pazes com a comida...

Artigos Relacionados

1 comentários:

Tânia disse...

Belo post e fico tão contente por estares a controlar melhor a alimentação que nem imaginas. Porque eu sinto o mesmo que tu: se não controlar a alimentação, não controlo mais nada na minha vida. E ainda me falta esse auto-controlo...

Continua com estes belos posts que me ajudam a pensar no que realmente importa na minha vida.

***

27 de abril de 2010 às 05:19

Enviar um comentário