quinta-feira, abril 29, 2010

Dia 1 & Fome

Hoje é o meu dia 1 de uma vida sem compulsões. Como já disse ontem, estou farta de viver por impulsos e não conseguir ter controlo sobre os meus actos. Quero conseguir tomar as minhas decisões e sei que só assim é que vou realmente conseguir emagrecer. Vou continuar com os pequenos objectivos de cada vez que me têm ensinado muito sobre o que é uma dieta saudável.. Para o meu dia 1, decidi tentar perceber o que realmente é a fome porque acho que é um dos conceitos mais importantes na reeducação alimentar..Deixo aqui um pequeno trecho:

"A Fome descreve as ascendentes sensações fisiológicas que você experiencia quando o seu corpo precisa realmente de comida: ruídos e desagradáveis contracções do estômago, tonturas, dificuldade de concentração, irritabilidade e dores de cabeça. Para a maioria das pessoas que comem regularmente uma dieta saudável com as calorias adequadas, a fome aparecerá em mais ou menos 4 horas após a última refeição e irá intensificar-se a medida que o tempo passa.

O sentimento de saciedade irá ocorrer quando o seu estômago atingir um certo nível de plenitude (cerca de 75% da sua capacidade máxima). Estas sensações vão se intensificando desde "satisfeito", "cheio" até "a rebentar" e "desconfortável". Por vezes, mesmo que o seu estômago esteja cheio, você pode querer continuar a comer por uma série de razões. Primeiro - Pode levar 20 minutos ou mais para o seu cérebro receber o sinal de que o seu estômago está cheio e para o cérebro enviar os sinais do "pára de comer!". Segundo - Comer sabe muito bem!


Fazer dieta não funciona para muitas pessoas porque não oferece nada que você possa usar no momento em que decide "o quê", "quando", e "quanto" comer. Nesse momento, o sucesso ou o falhanço em alcançar uma perda de peso permanente é determinada. Fazer boas escolhas "no momento" requer 3 capacidade:

  1. A capacidade de reconhecer os seus próprios sinais de fome e saciedade;
  2. A capacidade de destinguir entre fome, apetite (preferências, hábitos, gostos) e impulsos;
  3. A capacidade de ficar atenta a si e aos seus objectivos para que seja você a fazer as decisões - não a fome, o apetite, impulsos ou regras de dietas.  "

Chega de andar a brincar com a minha vida. Está na hora de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Não me posso permitir terminar outro ano sem conseguir alcançar os meus objectivos. Quero pela primeira vez desde que me lembro, de no dia de ano novo não ter a resolução de emagrecer, mas si de manter o peso.. Muita força para todas..

Artigos Relacionados

2 comentários:

Cris disse...

está tudo na nossa mão... se queremos emagrecer, ou continuar a vida inteira assim...

Adorei o teu Blog... está lindo, tudo muito arrumadinho.

Boa sorte para a tua luta, visita sempre que queiras.

Beijos

29 de abril de 2010 às 09:56
Erase Pounds disse...

Tens muitos meses para conseguir, com calma e com passos firmes, perder o peso que necessitas até à passagem d'ano. Estamos contigo, muita força e mantém-te firme. Hoje foi o dia 1 de muitos. Beijinhos

29 de abril de 2010 às 16:05

Enviar um comentário