sexta-feira, junho 04, 2010

7) Estabelecer Objectivos Eficazes

Uma vez que já criou a sua "Visão de Perda de Peso" (passo 6), você provavelmente já conhece a direcção por onde quer seguir. O próximo passo é trabalhar os pequenos e particulares objectivos que irão leva-lo nessa direcção. Aqui ficam os elementos básicos de um bom estabelecimento de objectivos, para que você possa faze-lo à sua medida.

As 6 Características de Objectivos Eficazes:

1)Desafiantes: Os seus objectivos devem ser realistas e feitos à medida das suas presentes capacidades. Você não pode passar de "não sair do sofá" para "super-atleta" do dia para a noite, ou recuperar o visual que tinha aos 20 anos se agora tem 50. Pequenos e progressivos passos para objectivos razoáveis e a longo-prazo são cruciais para o sucesso. Mas os seus objectivos também devem puxar por si um pouco além dos limites onde se encontra, caso contrário ficará aborrecido e acabará por desistir do "jogo".

Exemplo: É óptimo conseguir beber 1,5L de água por dia, mas as pessoas não perdem peso só por beber água. Mexa-se um pouco e faça algo que a faça suar um pouco. 

2)Alcançáveis: Não leve a característica "desafiante" (em cima) longe demais. Tenha a certeza de que você realmente consegue alcançar ao que se propôs. Caso contrário, você ficará frustrado e desistirá.

Exemplo: 60 minutos de exercício aeróbio podem ser melhor que 30 minutos, mas 2 horas podem não ser - especialmente se você fica tão esgotado de seguida que acaba por deixar de fazer exercício por uns tempos. Você deve sempre ajustar o tempo e intensidade de exercício consoante o seu nível de fitness. 

3)Específicos: Tentar "dar o seu melhor" é como tentar comer o buraco de um donut. Não há nada lá para mastigar ou digerir. Você precisa de definir alguns passos específicos, concretos e medíveis que lhe digam com o que é que o seu objectivo se parece na realidade.

Exemplo: Se quer controlar a alimentação emocional e se decidiu que manter um diário alimentar pode ajudar, defina um horário para o fazer diariamente. Defina algumas mudanças específicas no seu comportamento como por exemplo não comer nada após o seu horário definido para a última refeição; 

4)Limitados no Tempo: Os objectivos precisam de datas finais e datas intermédias. Caso contrário acabam por desaparecer do seu horizonte. Se o seu objectivo irá demorar um pouco para ser alcançado, crie objectivos intermédios de pequeno-prazo. Estes irão fazer que o seu grande objectivo pareça mais perto e você irá manter-se concentrado no que pode fazer e como fazer para lá chegar.

Exemplo: Se o seu objectivo final é perder o peso em 1 ano, não se esqueça de criar objectivos intermédios que vão sendo concluídos ao longo do caminho. 

5)Positivos: Os objectivos devem ser sempre vistos do lado positivo. Os Humanos não são feitos de maneira a evitar pensamentos, acções e circunstâncias de boa vontade. Somos muito melhores a aproximarmo-nos do que queremos fazer do que evitar o que não queremos evitar.

Exemplo: Se você quer reduzir a quantidade de comida de plástico que você come, faça esse objectivo com palavras positivas como "aumentar a ingestão de calorias a partir de alimentos saudáveis", e identifique os alimentos saudáveis que você realmente quer comer. Em vez de tentar eliminar o chocolate como recompensa doce, por exemplo, tente muda-lo por uma sobremesa saudável. Se você fizer isto por algumas semanas, o seu cérebro irá desligar a associação habitual de doce com chocolate e associa por exemplo a iogurtes, frutas ou batidos. E você ficará igualmente feliz.

6)Flexíveis: Boas estratégias e objectivos são sempre flexíveis, porque nada neste mundo fica na mesma durante muito tempo, e viver requer uma adaptação constante consoante às circunstâncias.

Exemplo: Você está sempre a encontrar-se com circunstâncias que tornam difícil manter-se com a sua dieta ou plano de exercícios - ocasiões especiais, conflitos de horários inesperados, ou até mesmo um dia difícil onde você apenas precisa de desligar-se de tudo o resto. Os seu objectivos devem incluir alguns planos de contingência para lidar com estes problemas para que você não caia no pensamento do "tudo ou nada" que faz com que uma situação difícil se torne uma desculpa para arruinar todo o seu plano.

E lembre-se, alcançar os seus objectivo é 90% de atitude. Ninguém é perfeito, e você irá ter dias onde você simplesmente não faz nada do que planeou. Tenha a certeza que constrói alguns hábitos para controlar o stress e ferramentas que o ajudem a lidar com estes dias sem perder de vista o seu objectivo a longo-prazo. 



No meu caso, estou a tentar a trabalhar na flexibilidade dos meus objectivos porque às vezes sou demasiada rígida comigo. Tenho realmente melhorado muito e isso está visível na maneira como agora lido com  a R.A. , com o exercício e nos resultados que tenho tido. Nunca eu pensei que iria conseguir aguentar 1 mês sem compulsões e desilusões. Quero continuar assim. E vocês?! Como são os vossos objectivos? Têm as características anteriores?  

Artigos Relacionados

1 comentários:

Erase Pounds disse...

Eu traço sempre imensos objectivos, mas infelizmente não são vários, é sempre só um, relacionado com a balança, por exemplo, quero ter 60 Kg, depois 58 e eventualmente 55. Mas não defino outros objectivos como aumentar o exercício, beber mais água, eliminar gorduras do menu. Vou pensar nisto hoje à noite e repensar o meu plano. Queria chegar a Setembro com 60 e ao Natal com 55. Será possível? Parabéns pelo teu mês exemplar, estás a conseguir construir uma alimentação saudável, regrada e quase sempre necessária para baixar o peso! Muitos beijinhos e bom fim de semana!!!!!!

4 de junho de 2010 às 09:34

Enviar um comentário